quinta-feira, 23 de junho de 2011

Banespa

Saiu em toda a imprensa esta semana: o edifício Altino Arantes, o Banespão, ou só o prédio do Banespa foi tombado como patrimônio público. A resolução do Condephaat (órgão do patrimônio histórico) preserva integralmente fachada e terraço do edifício, além de cinco pisos. 
  
O Banespão é alto, imponente, pode ser visto de muitas regiões de São Paulo e até por isso, muita gente acredita ser ele o mais alto da cidade. Inaugurado em 1947, sua arquitetura e porte, inspirados no edifício Empire State, de Nova York, representavam o orgulho da cidade pelo seu crescimento e modernização. 
  
Nos anos 1940, São Paulo é o maior centro industrial da América Latina com 4 mil fábricas. (Nosso Século: A Era Vargas, Pasquale Petrone, Abril Cultural, 1980) Ao final da década, este número elevou-se para 15.318 estabelecimentos industriais, empregando 389.202 operários. O edificio foi o símbolo desta época e mais, o cartão de visitas do governador / interventor federal Ademar de Barros. Política a parte, convenhamos, o prédio é muito bonito. 
Edifício Altino Arantes, sede do Banespa.
Desde sempre, o Banespa foi o Banco do Estado de São Paulo. Beirou a falência nos anos 1990 até que foi comprado e incorporado pelo Santander. Do "Grande Banco dos Paulistas" sobrou o prédio na região central que agora finalmente será conservado. É possível visitar o mirante do edificio, já estive lá umas duas vezes e apesar do medo de altura a vista da cidade vale a pena.



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...