Por que o nome?

Se o senhor não tá lembrado, dá licença de contá” com esses versos que Adoniran Barbosa inicia a narrativa de sua Saudosa Maloca, música de 1951 que seria desde então tratada como uma espécie de hino das transformações urbanas paulistanas. 


Na história, Mato Grosso, Joca e o próprio narrador devem se mudar em função da demolição da casa em que viviam que dará lugar a um grande edifício. Adoniran é ainda hoje o grande poeta de São Paulo. Soube sintetizar de maneira única a cidade, seus tipos e gêneros e principalmente suas transformações. 



Transformações que ele próprio era contra. Totalmente avesso ao novo, ao moderno, ao ‘progréssio’ como ele próprio dizia e cantava.Sempre que uma mudança se anunciava, um novo boato surgia sobre este ou aquele local da cidade Adoniran era interpelado pelos amigos e imprensa: E agora Adoniran? Desta maneira surgiram músicas sobre o Viaduto Santa Efigênia, a Praça da Sé, a Avenida São João e bairros paulistanos como o Bexiga, a Casa Verde ou a Mooca.

É através de músicas e documentos históricos como anúncios e mapas que me proponho a contar a história de São Paulo. Seja bem vindo.


Anúncio de 1967 da Ultragás inspirado na obra de Adoniran Barbosa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...