quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Parque Villa-Lobos

Com um pouco de sorte, tempo disponível e pouquíssimo dinheiro é possível garimpar assuntos muito interessantes em revistas antigas. Em minhas visitas pelo Sebo do Messias tenho encontrado coisas bem legais. Em uma Vejinha de abril de 1987 me chamou a atenção a matéria de capa “A Cidade Ocupa o Vazio” 

Veja São Paulo - abril de 1988
Com ênfase no emergente Alto de Pinheiros, a matéria A Face Vertical do Alto de Pinheiros cita grandes áreas vazias na cidade e pesquisa destinos que estão sendo propostos as mesmas. O grande destaque é “uma das mais gigantescas disputas imobiliárias já ocorridas em São Paulo”.  
Os proprietários do terreno, a família Abdalla* planejam construir no “terreno vazio de quase 1 milhão de metros quadrados, situado na Marginal do do Rio Pinheiros entre as pontes do Jaguaré e da Cidade Universitária (...) um complexo, assinado por Ruy Ohtake para a construção de um shopping Center, um hipermercado e oitenta prédios – isso mesmo, oitenta prédios” cita a revista.
Foto que ilustra a matéria de Veja SP - a esquerda o projeto dos Abdalla do outro o do governo de SP

*Sobre a família Abdalla é correto dizer que eram muito ricos e influentes para sermos modestos. O patriarca J.J.Abdalla foi dono de um império que contava com fabrica de cimentos, várias empresas têxteis além do Banco Comind, um dos maiores do Brasil em 1988.  

Do outro lado da disputa está o Governo de São Paulo onde o secretário de Obras, João Leiva, que seria candidato a prefeito de São Paulo sugere um projeto "para que desaproprie o terreno de Abdalla e crie no local um portentoso parque para a cidade." ao então governador Orestes Quércia já possuía inclusive uma maquete de um teatro estadual destinado para o local. 
Foto que ilustra a matéria de Veja SP - Em destaque a área em litigio.

Segundo a revista a decisão sobre o destino da área estava prestes a sair. "dentro de pouco tempo, portanto, a cidade vai saber se ganhou um novo parque ou um novo bairro". Segundo o texto, na negociação entre Abdalla e a Prefeitura o empresário teria o direito de construir seus prédios desde que 'erguesse 1.200 casas populares na periferia da cidade. Confiante Abdalla já mandou terraplenar sua gleba e tem o projeto pronto: - Não é justo que se pense em fazer parques à custa da iniciativa privada, reclama ele'. 

Os Desdobramentos

É preciso muita sorte para encontrar uma revista com a continuação deste embate, mas não é difícil perceber que ao menos desta vez quem ganhou foi o paulistano. A área citado é hoje o Parque Villa Lobos que começou a ser implantado em 1989 e foi inaugurado em 1994 segundo os Decretos Estaduais 28.335 e 28.336/88 destinavam os 732 mil m² à implantação de um “parque de lazer, cultura e esporte". 

Vista aérea do Parque Villa Lobos, segundo o Google.
Certamente a família Abdalla foi indenizada pelo terreno. Certamente não pelo valor que queriam. Certamente pago pelo dinheiro público. É possivel até que tenham ficado com parte do terreno onde hoje fica o Shopping Villa Lobos. A cidade ganhou um imenso pulmão onde antes fora o lixão do Ceagesp e o mercado imobiliário da região floresceu nos terrenos adjacentes, graças a proximidade do Parque. 
Gosto de saber que a política pública, optou por ficar ao lado dos munícipes. A matéria de Veja segue e merece pelo menos mais uma postagem, sem fazer juízo de valores, fecho esta aqui com algumas curiosidades a respeito dos envolvidos:

João Leiva: Secretário de Obras, foi quem orientou Quércia a criar o Parque. Era o primeiro colocado nas pesquisas para a prefeitura de São Paulo. Perdeu para a terceira colocada Luiza Erundina que tinha em sua plataforma a construção de habitações populares.

Teatro Estadual: Previsto para um bico do terreno, que não pertencia a família Abdalla nunca foi construído. No site do Parque, a área está descrita 'área utilizada como canteiro de obras'. 

Orestes Quércia: Até chegar a governador, Orestes Quércia nunca havia perdido uma eleição. Foi vereador, deputado, senador, vice-governador, governador, elegeu sucessores e nunca mais ganhou uma eleição. Morreu em dezembro de 2010.

José João Abdalla: Dono de um império, foi empresário, banqueiro, construtor, político. A disputa com o estado pela grande gleba no Alto de Pinheiros foi uma das últimas em que se envolveu. Morreu em outubro daquele ano, meses depois da desapropriação.


Um comentário:

  1. Olá Denis,

    Estou fazendo uma pesquisa sobre o Parque Villa-Lobos e gostaria muito de ter acesso à esta reportagem da Veja São Paulo.
    Será que você pode me passar seu e-mail?

    O meu é mantovani.oliveira@gmail.com

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...