sábado, 23 de julho de 2011

O que eu fiz nas férias?(2) Museu da Língua Portuguesa


Seguindo nossa saga de férias pelos pontos turístico de São Paulo fomos durante a semana ao Museu da Língua Portuguesa. Usando o Museu como desculpa, fui apresentar ao meu filho a Estação da Luz, local tão importante para a cidade quanto para a nossa família.

Foi neste prédio que a família Levati chegou a capital paulista nos anos 1960 depois da bancarrota da monocultura do café no interior do Estado. Foi aí também que anos depois meu pai trabalhou como ferroviário da antiga R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) e foi ai que eu garotinho, indo aos sábados  acompanhar meu o pai no escritório,  passei a gostar de trens, de estações e da cidade de São Paulo.

Meu interesse pelo local é antigo, e é com prazer que transcrevo um texto meu de 2004, ano em que era concluída a reforma integral da fachada da estação: "... a próxima etapa do programa de restauro é a implantação do projeto Estação da Luz da Nossa Língua. Como parte do projeto a obra inclui a instalação de um centro de referência da língua portuguesa. O objetivo é criar um espaço em que a história e os vários usos da língua, tais como, a literatura, o teatro, a música, o cinema e a televisão estejam presentes." Eu não lembrava disso, nem onde li para escrever o grifo acima, mas como é satisfatório ler que o projeto foi levado a frente e concluído. O que mudou no entanto foi apenas o nome.

Museu da Língua Portuguesa.

Em uma época em que o monossilabo, o grunhido e os 140 caracteres ditam a linguagem, considero um privilégio que o Português, o nosso idioma, tão rico, tão cheio de nuances tenha sido classificado pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Imaterial porque não pode ser tocado, mas é uma língua viva e deve ser preservada.

Neste sentido, ocupando toda a antiga área operacional da Estação Luz, surgiu o Museu da Língua Portuguesa dedicado à valorização e difusão do nosso idioma utilizando para isso recursos tecnológicos para apresentação do conteúdo. Mesmo com toda esse meu interesse, nunca tinha ido até lá.

Sempre passando lá por baixo, de trem ou metrô ficava incomodado com minha procrastinação, até que esta semana, acompanhado pelo agora veterano Denis Jr visitei o local.
A sensação é a mesma que tive no Catavento: Por que não estive aqui antes? O local é muito bem estruturado em seus três pisos. Utiliza muito bem os recursos áudio-visuais. Gostei muito do clima estudantil do local, muito visitado em plena quinta-feira cheio de excursões e de turistas. Porém o local não é a melhor opção para crianças, muitos momentos de reflexão e silêncio contrastam com a hiperatividade comum dos pequenos. Pelo menos do meu.
Precisarei escrever mais sobre a Estação da Luz. Precisarei voltar ao local e sozinho. Em algum momento, lá no terceiro andar encontrei a janela do antigo escritório do meu pai. Os mesmos desenhos em forma de rama de café, a mesma visão do Parque da Luz ali em frente. O passeio acabou e fomos embora, duas crianças de mãos dadas pelos corredores da Luz...



http://www.museulinguaportuguesa.org.br

ingressos a R$ 6,00 - crianças de até 10 anos não pagam 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...