sexta-feira, 29 de julho de 2011

Conjunto Habitacional Autódromo de Interlagos

A então prefeita de São Paulo, Luiza Erundina ao lado de Ayrton Senna que ajudou a salvar Interlagos.
acervo particular da Deputada pelo PSB de SP

Na mesma matéria de Veja de agosto de 1988, que conta sobre a gleba dos Abdalla aponta para outros espaços vazios ou mal utilizados da cidade que poderiam ser utilizados pelo mercado imobiliário ou reutilizados pelo Estado como aconteceu com o Parque Villa Lobos.

VEJA São Paulo, abril de 1988.

Entre todos, me chamou a atenção o autódromo de Interlagos. O local que hoje abriga a Fórmula 1; o evento mais rentável da cidade e que segundo a Prefeitura; era uma imensa área pouco aproveitada em 1988 quando Veja escreveu a matéria, Luiza Erundina era candidata a prefeita e a etapa brasileira de F1 era disputada no Rio de Janeiro. 


"No comecinho do governo, em 1989 fui visitar Interlagos. Fiquei espantada por ver aquela área enorme sendo utilizada só para corridas de kart. No entorno havia todo um cinturão de favelas, pobreza e miséria. Havia um grupo de funcionários que fazia a manutenção e aquilo custava caro para a cidade." declarou Luiza Erundina a Revista Warm Up de maio de 2010.

Segundo a ex-prefeita, a vontade do PT, seu partido à época era de "transformar aquela área em um imenso conjunto habitacional, vi ali milhares de casas. Mas isso não resolveria o problema habitacional da cidade e ainda poderíamos perder receita para São Paulo. Intuí isso."

A Federação Internacional de Automobilismo pretendia tirar o Grand Prêmio Brasil devido a falta de segurança (um piloto havia sofrido grave acidente no Rio em 1989) e instabilidade econômica. Comprando briga com seu partido, buscando apoio em adversários políticos como o então Presidente Collor a prefeita propõe um audacioso projeto: que Interlagos volte a receber o Grand Prêmio Brasil de Fórmula 1. 

Os muitos projetos que não foram aceitos, a mudança de traçado, o curto tempo e a participação decisiva de Ayrton Senna são contados com detalhes na ótima revista digital Warm Up especializada em automobilismo, disponível no link abaixo.

http://www.revistawarmup.com.br/edicoes/02/
Ontem, dia 28 o Metrô de SP anunciou que a estação Jardim São Paulo passará a chamar Ayrton Senna, mais uma justa homenagem ao piloto, sendo cidadão do mundo, sempre morou e a seu modo lutou pela cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...