quinta-feira, 7 de julho de 2011

João Artacho Jurado

João Artacho Jurado, por volta de 1957
Uma placa em uma pequena viela, de pouco mais de 50 metros no Ipiranga. É assim que a cidade de São Paulo homenageia um dos arquitetos que mais contribuiu para que os projetos imobiliários tomassem um caminho de conforto, beleza e exclusividade.

Arquiteto? Artacho nunca teve diploma de arquiteto. Filho de imigrantes espanhóis, completou apenas o primário. Seu pai, anarquista, tirou os filhos da escola em protesto contra a obrigatoriedade de jurar a bandeira. Autodidata, fundou duas construtoras: a primeira, Anhanguera, e, a segunda, Monções. Empresas que construíram os mais refinados e disputados projetos dos anos 1950 e 1960.

Constantemente fiscalizado pelo CREA e chamado de 'trambiqueiro'  nas placas de suas obras seu nome não podia figurar, precisava ser trocado pelo de um engenheiro responsável.  No entanto, Artacho Jurado dificilmente obedecia à imposição, aumentando a ira de alguns arquitetos, que consideravam ultrajante sua atuação profissional, visto que ele não era arquiteto formado.

Edifício Bretagne, em Higienópolis

Um dos projetos mais importantes de Artacho, o Bretagne, localizado na Avenida Higienópolis, lançou um conceito de condomínio na cidade de São Paulo, trazendo o lazer para dentro dos limites do prédio.
O edifício de 18 andares, inaugurado em 1958, foi o primeiro da capital a ter piscina, além do playground, salão de chá, de música etc. Chegou até mesmo a integrar o roteiro turístico da cidade. Ônibus traziam visitantes e turistas para tomar um drink no bar do prédio, o qual funcionava como o de um hotel.

Edifício Viadutos, visto do viaduto Jacareí - por Carlos Alckmim

Outro projeto, ainda mais famoso, o Edifício Viadutos, localizado no Viaduto Maria Paula, em frente à Câmara Municipal, no Centro de São Paulo, foi criticado na época de sua construção, mas hoje recebe elogios pela mistura de estilos - o moderno, o nouveau, o déco, o clássico, além dos elementos étnicos - e também por ter traduzido, naquela época, os sonhos hollywoodianos do pós-guerra. São 368 unidades distribuídas em 27 andares, onde moram mais de mil pessoas. Os custos com o dia-a-dia do Edifício Viadutos eram amenizados com um grande luminoso publicitário instalado no alto do prédio e os irmãos Jurado promoviam festas nos jardins do edifício, que eram divulgadas nas colunas sociais.

Para mais imagens das construções de Artacho existe uma comunidade no flicker http://www.flickr.com/groups/artachojurado/ e um livro da Editora Senac, que mostra toda a obra de Artacho Jurado, em São Paulo e em Santos.

Um comentário:

  1. Olá! Obrigado pelos créditos na foto. Por gentileza, pode corrigir a grafia do meu sobrenome?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...