domingo, 18 de setembro de 2011

Vilas Operárias (3) Vila Economizadora


Anúncio do Estado de São Paulo de 17/03/2011

A resolução SC 36/80, de 27 de setembro de 1980 o Condephaat declara "tombado o conjunto residencial operário denominado  Vila Economizadora, nesta capital, exemplar representativo de nosso primeiro ciclo industrial e documento arquitetônico ligado à imigração italiana em São Paulo".
Sede da Economizadora Paulista em 1911 e o mesmo prédio em dias atuais
Situado a rua São Bento, 87 em numeração atual
fonte: fotolog Saudade Sampa de Eli Mendes Cunha
Diferente da Vila Maria Zélia, onde os moradores eram todos de uma única empresa, a Economizadora - construída entre 1908 e 1915 - não era uma vila operária propriamente dita. Fora construída por um empreendimento da Sociedade Mútua Economizadora Paulista, tinha as casas alugadas para trabalhadores de diferentes indústrias principalmente a imigrantes italianos. 

Busto do Comendador João Ugliengo em uma esquina da Vila.
As cinco ruas da Vila  são dos sócios da Economizadora. 
Essa grande quantidade de italianos que trabalhavam no Moinho Santista fizeram que em 1935 seu presidente, o comendador João Ugliengo comprar todas os 200 casas e manter os inquilinos. Um busto dele ainda é encontrado fincado em uma esquina da Vila.

A Vila Economizadora em dias atuais.
A exemplo da Maria Zélia e da Matarazzo (não tombada) no Belém as casas da Vila Economizadora pertencem hoje em grande maioria aos moradores. Apesar do Tombamento, aparecem aqui e ali várias pequenas reformas com modificação nas fachadas. Sem incentivo, os moradores ficam reféns de construções muito antigas que necessitam de manutenção. 
Ao escrever sobre Tombamento e Preservação do Patrimônio minha intenção é mostrar que não basta decretar que algo é representativo, símbolo de uma época. Isso é só a primeira etapa de um processo que obrigatoriamente precisa passar por Restauro e Conservação. Do contrário é melhor que nem seja feito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...