Uma das características do mercado imobiliário é a de dar vida a regiões apagadas e desertas que outrora foram movimentadas pelos funcionários de grandes fábricas que por um motivo ou outro migraram ou simplesmente deixaram suas atividades comerciais.
Um bairro tradicional de São Paulo, a Mooca foi inicialmente um bairro operário, reduto de italianos e descendentes que trabalhavam nas fábricas da região. Adoniran Barbosa, o patrono deste blog já cantou as características operárias desde bairro, em Abrigo de Vagabundos, continuação de Saudosa Maloca.
Uma fábrica que foi emblemática na região e que me dá saudade os tempos de Office boy é a fábrica de açúcar União, na rua Borges Figueiredo, pertinho da estação Mooca da CPTM. Me lembro de sentir o cheiro de café torrado que vinha da fábrica na antiga estação Roosevelt.
Fechada em 2005 as instalações ficaram abandonadas até que em 2010 a Cyrela lançou no local o empreendimento Luzes da Mooca que deve ser o primeiro de uma série de projetos na região
Companhia de Açúcar União, antes da demolição em 2009. |
Concebido ao redor da chaminé que foi tombada pelo patrimônio histórico, (vide matéria do JT) o Luzes da Mooca dá vida a uma região que ficou abandonada durante muito tempo e embora não seja comercializado pela empresa em que trabalho, este projeto tem toda a minha simpatia e torcida.
Perspectiva de empreendimento da Cyrela, no local da Antiga Fábrica da União. |
Para saber mais: http://www.jt.com.br/editorias/2008/12/21/ger-1.94.4.20081221.10.1.xml
Matéria do Jornal da Tarde sobre o tombamento de prédios na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário