domingo, 19 de junho de 2011

“Se queres ser universal começa por pintar a tua aldeia”

Muito do meu fascínio pela grande capital paulista, seus becos e esquinas, o Centro Velho, a Avenida Paulista, a Augusta e mesmo seus subúrbios deve-se a um período da minha pré adolescência, por volta de 1987 ou 1988, quando eu garotão com espinhas no rosto, ficava na banca de jornais do bairro aguardando chegar a revista Chiclete com Banana. 

A censura já havia acabado, então, fora minha mãe, nada me impedia de ler aquela revista impressa em papel jornal, toda em P&B, mas quem me apresentava um sem-número de personagens que além de retratarem o comportamento humano tinham São Paulo como cenário.

O grande capitão da Chiclete foi o cartunista Angeli que criou entre muitos a junkie Rê Bordosa, o punk Bob Cuspe e o guru Rala Rikota. 
Angeli em seu estúdio em São Paulo

A frase que abre este post é uma referência a Leon Tolstoi. Escritor russo da virada dos séculos XIX e XX . Impressionante como ela é atual e dado ao advento da internet, ela poderia ter sido escrita hoje, começo de século XXI. Sendo assim fica aqui os meus parabéns e meu muito obrigado a Angeli que pintou como ninguém sua aldeia: a cidade de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...