sábado, 25 de junho de 2011

Será que vai vender (5) - Copan

Falar sobre o COPAN renderia duzias de posts, dado sua importância para São Paulo e para o Brasil. Projetado por Oscar Niemeyer nos anos 1950 o edifício detém vários recordes e várias marcas de pioneirismo na construção civil. Mas tentarei sintetizar neste aqui o Rockfeller Center de São Paulo.

Foto da Construção do COPAN.

O projeto original encomendado pela Companhia Pan-americana de Hotéis (daí o nome) compreendida em edifício residencial de 30 andares e outro que abrigaria um hotel com 600 apartamentos. Os dois prédios deveriam ser ligados por uma marquise no térreo que teria garagens, cinema, teatro e comércio, porém o projeto original foi modificado durante a construção. O texto inteiro está aqui, no site oficial do edifício http://www.copansp.com.br . O site é bem completo com fotos de todo o perído da construção.

Anúncio no jornal O Estado de São Paulo

Inaugurado em 1957, o Edifício Copan é um cartão postal de São Paulo e um marco na arquitetura moderna. Com 120 mil metros quadrados de área construída, abriga 1.160 apartamentos e 5 mil moradores em 35  andares. O anúncio abaixo foi publicado no Estadão do dia 25 de junho de 1952, quando as obras foram iniciadas. O texto dava aos leitores  uma ideia do que seria o edifício: “A sua residência própria – parte integrante do grandioso maciço turístico, com sua imponência e  vantagens em plena Avenida Ipiranga”


Anos mais tarde o Copan entraria para o Guiness Book – O Livro dos Recordes como o maior prédio residencial da América Latina. Do alto dos seus 115 metros de altura é possível ter uma visão de 360 graus de São Paulo. “A arquitetura brasileira alcança o ápice da sua glória, do seu renome mundial”, acrescentava o anúncio de lançamento, que chamava o edifício de “Rockefeller Center de São Paulo” e “a obra do século”.

O prédio foi tema do programa URBANO do Multishow um trecho do programa está abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...