domingo, 4 de setembro de 2011

Nova Luz 1: O Vale do Anhangabaú

Cartão Postal de São Paulo. Em destaque o Vale do Anhangabaú
com seu boulevard de 70 mil m²
Tenho lido muitas opiniões contrárias ao projeto Nova Luz. A maioria delas são dos comerciantes da região da Santa Ifigênia que dizem ter prejuízo com o período de obras. Obra é chato. Sujeira, transtorno e demora mais que o previsto na maioria das vezes. Mas um dia acaba e o incomodo não é nem lembrado depois. Em 1988, uma grande preocupação na cidade de São Paulo eram as obras de reurbanização do Vale do Anhangabaú. 

Abril de 1988. As obras de reurbanização do Anhangabaú
se arrastaram até 1991. Veja SP 6-4-88
Posto em andamento por Jânio Quadros o projeto tinha a ousada proposta de cobrir a avenida Prestes Maia com uma praça pública: "onde atualmente passam ônibus e automóveis ficarão, no futuro, as pessoas. No total o calçadão terá o equivalente a duas praças da Sé e duas praças da República juntas por onde a multidão de 1,5 milhões paulistanos que passa diariamente pelo Vale poderá andar sem disputar espaço com os automóveis. E os carros? Eles serão desviados para baixo, passarão por dois túneis, sob esse calçadão, e voltarão à tona nas imediações do viaduto do Chá. Com este projeto, privilegiamos o pedestre" dizia em entrevista a Veja SP o urbanista que assinou o projeto Jorge Willeim em abril de 1988.

A Maquete do 'futuro' Vale.
Muito parecida com o resultado final.
Levaram anos mas as obras de revitalização do Vale do Anhangabaú acabaram. Não durante a gestão Jânio, mas já sob as ordens de Luiza Erundina. Diferente do que foi feito na praça Roosevelt, o projeto foi muito bem feito e tomou como referência outras construções na região como o Teatro Municipal e o Edifício dos Correios. Ao longo de todo o local muito verde e pequenos recantos além de uma grande fonte de água e banheiros públicos. A inauguração do local foi o grande simbolo da gestão Luiza Erundina, rapidamente as grandes manifestações populares ganharam o endereço: os comícios, as festas de comemoração, os shows gratuítos (todas as sextas feiras um grande nome da MPB se apresentava ali, eu mesmo vi Cassia Eller, Almir Sater, Oswaldo Montenegro, Caetano Veloso, Hermeto Paschoal, Titãs, Ney Matogrosso). Foi também ali que houveram grandes manifestações contra o Governo Collor de Mello. 
Virada Cultural. Milhares de turistas e paulistanos
passam pelo Anhangabaú durante o evento.
Com o passar do tempo (20 anos apenas!) e com a mudança do eixo econômico da cidade o Vale perdeu a importância e mesmo tendo a prefeitura como endereço está um tanto jogado. A fonte e os banheiros públicos estão fechados. Servem de abrigo e lavanderia para moradores de rua. Mas uma vez por ano o local volta a sua vocação de praça pública. É ali o ponto de partida da Virada Cultural, evento muito bem sucedido que faz parte da agenda da cidade. 

O Nova Luz não contempla o Vale do Anhangabaú, mas esta ali pertinho, será obviamente beneficiado. Faço votos que em poucos anos ninguém lembre do período de obras, mas se alegre do legado que será deixado para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...