domingo, 2 de outubro de 2011

Center Norte vai explodir?

Imagem da construção do Shopping Center Norte
E grande discussão da semana na cidade foi o risco de explosão do Complexo que abriga o Shopping Center Norte. Me assustei muito com a notícia. Quer dizer que sempre corremos risco? 
Foram inúmeras as vezes que estive ali. O Center Norte na realidade foi o primeiro shopping que eu e muitos da minha geração estivemos. O primeiro cinema, o primeiro Big Mac, o primeiro tênis de marca foram comprados ali. No Expo Center Norte fui em algumas feiras e no Carrefour o primeiro hipermercado que estive. E quer dizer que em algumas destas visitar tudo poderia ter ido pelos ares? 

Anúncio da inauguração do Center Norte
no Estado de SP em 1984
O tom fatalista que os jornais e principalmente os tele-jornais utilizam para passar a notícia de contaminação do solo é vergonhoso. Não acredito de maneira alguma na hipótese da explosão. Mas a forma como prefeitura e órgãos de fiscalização conduziram o caso beira o ridículo. Porque:
- o local era uma cava de garimpo do século XIX até meados dos anos 1930 quando da retificação do rio Tietê.
- Desde então os moradores de Vila Maria passaram a depositar lixo na cava.
- Nos anos 1970, a cava foi aterrada com restos das perfurações do Metrô e da construção do Terminal Rodoviário do Tietê.
- Entre 1979 e 1984 é construído o Shopping Center Norte.
- Em 2004, uma CPI da Câmara dos Vereadores descobre que o Shopping foi construído em um antigo lixão, a Cetesb é acionada e em 2010 ela exige providências para que o gás seja drenado.

Posso crer que nos 6 anos em que a Cetesb investigou não havia risco de explosão? Que neste meio tempo as lojas, os cinemas, os terminais de ônibus, o conjunto habitacional não foram para os céus por sorte?

Todo o alarmismo da notícia não fez bem a ninguém, nem a Cetesb, nem a Prefeitura nem ao Shopping. Mas os que mais sentirão os efeitos disso tudo são os funcionários que trabalham por lá que acusam o golpe. O movimento caiu mais de 40% às vésperas das festas de final de ano. 

Estado de SP - 1985
Pesquisando o tema e para a minha surpresa não é a primeira vez que isto acontece. Em 1985, um ano depois de inaugurar o complexo comercial, o então prefeito Mario Covas ameaçou derrubar o mesmo por conta de denuncias de corrupção. Sem uma política ambiental definida, os donos do shopping teriam pago propina para funcionários da prefeitura para aprovar a construção, o que teria despertado a ira de Mario Covas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...