sábado, 12 de novembro de 2011

Anarquistas Graças a Deus


Quando falamos da importância de documentos históricos para preservar a memória de um povo ou de um lugar em especial estamos citando artefatos que podem conter um relato que pode representar uma época. Eu defendo que além das certidões oficiais, outras formas de comunicação podem ser consideradas como documento histórico. Receitas culinárias, canções, poesias todos podem marcar, ou servir de referência de determinado período.

Os livros cumprem com grande propriedade esta função, e a cidade de São Paulo tem alguns ótimos relatos que ajudam a compor um painel de seu desenvolvimento como metrópole. 

E a São Paulo do primeiro quartil do século XX era uma cidade que cresceu vertiginosamente impulsionada pela chegada de imigrantes vindo principalmente da Itália, instalados inicialmente na região da Mooca; por onde chegavam via Hospedaria do Imigrante; os italianos ocuparam outras regiões imprimindo por aqui novos hábitos, cultura e tecnologias.  Em Anarquistas Graças a Deus, Zélia Gattai relata através de seu olhar de filha caçula a saga da família Gattai durante 30 anos desde que chegaram ao Brasil até quando Zélia veio a casar-se.

Anarquistas Graças a Deus é um dos mais deliciosos livros que já li. Descreve com detalhes a São Paulo do começo do século XX onde cavalos pastavam na Alameda Santos e a avenida Rebouças era uma picada no meio do mato. Conta o cotidiano dos ex-escravos, dos imigrantes árabes e claro, dos italianos. Passa por períodos importantes como a revolução tenentista de 1924 e descreve os passeios de bonde até a Casa Mappim onde se podia deliciar um chá além de fazer compras refinadas.


Em 1984 a Rede Globo transformou o livro em minissérie, onde ressaltou um dos aspectos mais gostosos do livro: o convívio familiar. Recomento muito Anarquistas Graças a Deus para quem quer entender a São Paulo dos primeiros anos do século XX e não quer ler um livro técnico, acadêmico. Impossível não se emocionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...