quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Avenida Paulista - 120 anos - 6 casarões


Casarão da Baronesa de Arary, na avenida Paulista esquina com a Peixoto Gomide
no local foi construído o edifício de mesmo nome.

Quando surgiu, em 1891 a Avenida Paulista já tinha um fim: ser o endereço paulistano dos grandes produtores de café que vinham do interior para a Capital. 
De modo geral, a Avenida foi ocupada em toda sua extensão por grandes casarões que se tornaram símbolos de uma época, 120 anos depois, apenas 6 destes casarões ainda estão de pé, um deles virá a baixo nos próximos dias.

Ilustração "O Estado de São Paulo" de 20 de outubro de 2011.
Localizado ao lado da Casa das Rosas, a construção Dina Brandi Bianchi deve ser derrubada para dar lugar a mais uma torre comercial, desta vez da construtora Even, a informação é do jornal 'O Estado de São Paulo'.

Empreendimento da Even, que mesmo com frente para a Alameda Santos
ocupará espaço do casarão na Avenida Paulista.
Estou um pouco cansado de falar sobre novas torres comerciais na Paulista ou de tombamento de edifícios históricos. Não que eu acredite que todos os casarões restantes devam ser preservados, nem que não haja espaço para empreender na região, mas fica muito claro que há uma corrida das construtoras para demolir construções que possam vir a ser tombadas pelos órgãos de preservação do patrimônio ou por entidades civis que possam vir a fazer algum tipo de barulho na imprensa. É assim que a Even está fazendo no caso do casarão da Paulista, e foi assim que a Esser fez com o Capital Augusta ao demolir o casarão que ficava no local. 

Casarão na rua Antônia de Queiroz com a Augusta, onde a Esser
lançou o Capital Augusta.
Se falta tato das construtoras em lidar com os casarões, também faz pouco sentido construções desocupadas se deteriorando com o tempo e servindo muitas vezes de submoradia, mas fica muito claro que falta inteligência e sobre ganância, quer seja dos donos das construções, quer seja dos incorporadores.
O bom exemplo, mais uma vez fica a cargo da Brookfield que concebeu um empreendimento, novo, moderno e rentável respeitando a história do anterior, mas disse eu também já falei aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...