domingo, 17 de julho de 2011

O que eu fiz nas férias?(1) Espaço Catavento

Palácio das Indústria em cartão postal do anos 1920
É muito comum entre paulistanos não conhecer pontos turísticos da cidade. Eu por exemplo só entrei na Catedral da Sé porque estava passando em frente com meu amigo Tug que vinha de Dourados-MS e queria conhecer a igreja. O Pátio do Colégio e o Museu do Ipiranga eu conheci nas mesmas circunstâncias, já beirando os 30 anos. O Palácio das Indústrias, na região do Parque Dom Pedro II, eu passei 15 anos da minha vida sem nem saber que existia. Em 1991 a então prefeita da Luiza Erundina anunciava que a sede da prefeitura mudaria para este edifício. Só então me toquei daquela construção largada e escura ao lado do rio Tamanduateí e do Mercado Municipal. Parece que uma das intenções era a de dar vida a uma região degradada da cidade.

LABOREMVS VNIS PRO-PATRIA

O edifício foi construído durante 13 anos, entre 1911 e 1924, quando São Paulo tinha apenas cerca de 100 mil habitantes, e representou um considerável esforço da cidade. Foi idealizado como Palácio das Indústrias, nome que na época incluía também a agricultura e a pecuária, como local de exposições, pois São Paulo já despontava como centro de produção, aproveitando a enorme área disponível com a retificação do Tamanduateí, foi construído pelo disputado escritório Ramos de Azevedo responsável por outros prédios históricos.
Palácio das Indústrias, em São Paulo, em julho de 2011.


O bonito prédio, utiliza tijolo aparente como principal acabamento e tem inúmeros elementos decorativos, uns ligados à produção, como touros, e outros não, como cachorros, e seteiras em vários cumes de muradas. Inscrições em latim como o Trabalhemos Unidos pela Pátria remetem ao período positivista da Primeira República. 
Foi Palácio de Exposições, passou a outros usos, como delegacia de polícia, prisão, Assembléia Legislativa e sede da Prefeitura de São Paulo de 1992 a 2004 até que outra prefeita, Marta Suplicy mudou a prefeitura para outro prédio incrível no Vale do Anhangabaú.


ESPAÇO CATAVENTO


Com a mudança da prefeitura, o Palácio das Indústrias ficou novamente sem função até que em 2009, não sei bem se o Governo do Estado ou se a Prefeitura, ou se os dois deram  ao local um fim nobre e apropriado. Criou ali o Espaço Catavento, um museu totalmente interativo onde o visitante além de conhecer um pouco da história da cidade de São Paulo através do edifício sede, tem a oportunidade de aprender ciência brincando.


O local é incrível. Ao entrar no local a primeira sensação é: Por que não estive aqui antes? Dividido em 4 áreas distintas Universo, Vida, Engenho e Sociedade o Catavento é um convite a curiosidade das crianças e totalmente interativo. A riqueza e o esmero dos detalhes impressionam. A cada sala nova, a cada esquina do local uma grata surpresa.
Jogos Interativos permitem as crianças conhecer, entre muitas atividades,
o canto das aves brasileiras.

Geologia, Física, Biologia, Química, Mecânica e as Ciências Humanas apresentadas de uma maneira muito divertida e barata. Dois ingressos adultos e uma meia entrada me custaram R$ 15,00. Menos que um lanche no McDonald's, metade de 1 ingresso no cinema 3D do Cinemark, menos do que pagamos comumente no Playland.

Denis Jr dentro da bolha de sabão.
Roupas leves, biscoitos e sucos na mochila ajudam a passar uma tarde bastante agradável no local. É possível ir de metrô partindo da estação Pedro II. O estacionamento é enorme. Algumas atrações encontram-se em manutenção ou desgastadas e a localização realmente não é das melhores, mas o passeio vale muito a pena. 
No entorno do museu, na área de exposições, trens a vapor, ônibus, carroças e até um avião completam o rico acervo. Quando estiver em São Paulo não deixe de conhecer, se você já mora na capital paulista, troque um dia o passeio no shopping por uma visita ao Catavento. Eu e minha família gostamos muito.  O endereço eletrônico é http://www.cataventocultural.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...