Estado de SP, julho de 1952 |
"Seu apartamento de luxo na suntuosa praça Roosevelt" o título do anúncio bem que poderia ser de algum dos empreendimentos que vem sendo lançados na região mas não. Trata-se de um projeto de 1952, localizado a rua Martinho Prado e já mostrado neste blog na postagem "torres gêmeas".
Como possível fator de valorização, o anúncio citava a reforma da praça como um fator de valorização: “Logo serão reiniciadas as obras de remodelação da praça que circunda a igreja da Consolação e que compreenderão o alargamento da rua de mesmo nome. As obras terão grande amplitude, pois incluem o futuro alargamento da rua Amaral Gurgel, transformada em avenida articulada com a praça. Aproveitando o desnivelamento, haverá duas passagens inferiores (...)" As reformas concluídas em 1967 transformaram a praça em um local dos mais ermos e frios da cidade. Abaixo dela a ligação leste-oeste, acima um emaranhado de concreto armado e pouco, pouquíssima área verde.
Na área amarela, a praça Roosevelt com a conhecemos hoje tendo a ligação Leste-Oeste passando sob a praça. Em rosa, o edifício São Martinho. |
Se a primeira reforma da praça foi um tiro no pé que criou uma das regiões mais degradadas da cidade, uma segunda reforma está em curso e deve voltar a valorizar este "1 apartamento por andar" e seus vizinhos. Após muitos assaltos na região que mobilizaram a opinião pública, a prefeitura decidiu demolir a marquise de concreto e criar uma nova praça, com mais verde e mais segura com base da Guarda Civil Metropolitana.
Folha de SP - 27-07-2010 |
As obras estão em curso, passando na Consolação ou na Augusta percebe-se que a horrenda marquise já foi demolida, o que já é um bom indício de que a obra será concluída. Bom para os moradores do São Martinho e para a cidade de São Paulo que ganha uma praça em um local tão movimentado e importante