quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Torre Matarazzo

Folha de São Paulo 2-12-1994
Acabei de ler no blog da VivaReal que o projeto da Cyrela no local onde antes ficava a Mansão Matarazzo foi aprovado pela CET apesar do trânsito já, digamos saturado na região. O empreendimento Torre Matarazzo contará com um shopping e uma torre comercial e tem a Camargo Correa como sócia no desenvolvimento e futura construção.

A mansão Matarazzo, símbolo da importância que esta família teve para São Paulo, não deve ser o único mas certamente é o mais famoso prédio a ser 'destombado' pelo patrimônio público, graças ao empenho da famosa família que nunca ficou satisfeita com a desapropriação. Um desabamento pra lá de suspeito em 1994 reverteu o processo e a propriedade voltou para seus antigos donos.

Folha de São Paulo - 1990
Em 1996 um laudo pericial apontou que o desabamento foi intencional. Antes que o processo fosse reaberto a casa foi demolida e serviu até a pouco tempo como estacionamento. Em 2007, o terreno foi vendido a Cyrela por R$ 125 milhões conforme apurou a Folha de SP .

Cronologia publicada na FSP em setembro de 2010
O Brasil é um país livre, que respeita a propriedade privada e incentiva os empreendimentos. O mercado imobiliário é forte e pujante, cria espaços e transforma para melhor os bairros e cidade. Não precisa se estabelecer em locais onde há discussão de valores públicos. Mas fica claro que a prefeitura de Gilberto Kassab visa o lucro apenas pelo fluxo de caixa (veja o caso do descongelamento os estoques da operação Faria Lima no Estado). A obra mal começou e as construtoras já demonstram pouca preocupação com o impacto sócio-ambiental da Torre Matarazzo, os tapumes da construção invadiram a calçada, atrapalhando quem faz uso do piso tátil que facilita a locomoção de deficientes visuais. A matéria saiu na Folha no último 27 de agosto.

Tapume da obra Torre Matarazzo invadindo a calçada na Avenida Paulista
As duas empresas que estão fazendo esta obra parecem ter perdido o passo da história: além de invadir calçada, comprar terreno destombado, aumentar o impacto do trânsito na cidade ainda fazem um tapume de material metálico que esquenta, cortante e convidativo para a pichação. Em tempos de lei 'cidade limpa' nada mais correto que seguir o exemplo da Brookfield com seu Urban Galery

Projeto da Construtora Brookfield transforma tapumes de obras
 em Galerias de Arte.
Muitos consumidores hoje deixam de comprar ou consumir produtos de origem duvidosa ou que não respeitem funcionários, meio ambiente ou processos de produção. Espero que no futuro bem próximo estes critérios cheguem ao mercado imobiliário. Felizmente a maioria das construtoras está preparada.

Um comentário:

  1. Mais um excelente post deste Blog, que é um dos melhores dentro dos assuntos que aborda. Que essa reflexão, madura e serena, seja capaz de antecipar no tempo o momento em que considerações desse tipo sejam capazes interferir positivamente na evolução da cena urbana das grandes cidades. Parabéns pelo texto tão lúcido quanto oportuno.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...